É senso comum que a tecnologia veio para mudar e para facilitar nossas vidas em muitos aspectos. Encurtar distâncias, diminuir processos, facilitar a educação, aproximar pessoas, e por aí vai.
Mas, para nós empresários que vivemos diariamente procurando soluções para aumentar nossas vendas, será que toda essa tecnologia é uma boa aliada?
No caso do marketing, a internet tem dois lados. De um lado, ela dá a possibilidade de escalar nosso empreendimento e alcançar pessoas que provavelmente jamais poderiamos alcançar sem a ajuda dela, ou pelo menos, sem um investimento 10x maior. Por outro lado, ela deixou o processo de conquista e consolidação do cliente muito mais complexo.
E devido a essa complexidade, é necessário sempre estar atento as novas tecnologias que surgem no mercado, e usar a criatividade para buscar em cada uma delas a oportunidade de fazer a nossa empresa crescer.
E foi o que fez a Mitsubishi recentemente, usando a facilidade e a economia que o Whattsapp trouxe a favor da sua empresa, trazendo um novo canal de atendimento e comunicação com os potenciais clientes.
E segundo Fernando Julianelli, diretor de marketing da empresa em entrevista ao portal Info da revista abril (confira aqui entrevista completa), já dá para mensurar vendas que surgiram através de um primeiro contato através desse popular emissor de mensagens instantâneas.
Então, caro amigo leitor, a reflexão que quero deixar diante desse exemplo é:
Como você tem usado e explorado o potencial da internet e das tecnologias que surgem para alavancar a sua carreira ou empresa?
São inúmeras opções que temos no mercado hoje para utilizar, como o Facebook, Skype, Google+, LinkedIn, o próprio Whattsapp, Instragram, e por aí vai em uma lista que a cada dia cresce mais. Cabe a nós fazer de cada uma delas uma nova ferramenta a nosso favor e da nossa empresa.
Parafraseando o general e filósofo Sun Tzu “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, então agarre cada oportunidade, use a criatividade e siga rumo ao sucesso.