Otimização de Sites (SEO): 3 Táticas para Melhorar seu Posicionamento

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Os mecanismos de buscas estão em constante atualização. Quando você pensa que dominou as regras para otimização de sites (SEO) no Google vem uma nova atualização dos algorítimos ou alterações de usabilidade e é necessário aprender mais um pouco. Tentar se manter sempre atualizado pode gerar muito trabalho e até frustrações.

Mas a boa notícia é que os fundamentos de SEO são bastante constantes, então, se você estiver seguindo as melhores práticas de otimização você já sairá na frente. Para seguir essas práticas você precisa focar em 3 áreas:

  • Conteúdo
  • Social
  • Análises

Veja como você pode integrar estes três segmentos importantes em uma estratégia de SEO moderna que vai te ajudar a ganhar uma alta classificação na busca orgânica e um retorno tangível sobre o seu investimento.

Conteúdo: A chave mestra para agradar ao Google e ao Seu Público

Os motores de busca estão buscando cada vez mais em busca semântica (os resultados de pesquisa de conversação natural que correspondem a forma como as pessoas se comunicam). A atualização do algoritimo Hummingbird do Google passou a considerar todas as palavras digitadas para classificar as páginas e não apenas as palavras mais relevantes como eram antes. Por isso, a melhor maneira de melhorar o seu posicionamento é publicando conteúdo semântico.

Como sempre, os buscadores estão procurando conteúdo relevante, atual e com autoridade. Para atender a essas qualidades e agradar os algorítimos semânticos, certifique-se que tanto o conteúdo padrão do seu site quanto os novos conteúdos gerados, como os posts ou artigos, são otimizados e ao mesmo tempo naturais, que resolvam os problemas do seu público.

Social: Como Aumentar o Tráfego através das Mídias, e Aumentar sua Prova Social

A autoridade social é um fator importante neste novo algorítimo. Quanto mais as pessoas estão falando sobre o seu negócio, mais alto vai ser sua classificação. É uma sequência lógica, mídias sociais não é mais apenas uma opção para um marketing online de sucesso, é uma obrigação, quase questão de sobrevivência.

A presença forte e ativa em uma ou mais redes sociais serve para ampliar o SEO do seu site, juntamente com o alcance da sua visibilidade online. Sinais sociais influenciam os resultados orgânicos dos motores de busca através tanto do volume de menções quanto pela relevância do seu conteúdo social.

Uma das maneiras mais fáceis de impulsionar o SEO através da mídia social é verificar se seus perfis estão completamente preenchidos em todas os seus perfis sociais e que possuem palavras chave orgânicas e semânticas que remetem diretamente ao seu negócio. Qualquer conteúdo que você coloca em mídias sociais também deve ser otimizado e tudo deve estar diretamente ligado ao site da sua empresa. Além disso, seu site deve possuir botões de compartilhamento social em todo o seu conteúdo, páginas e artigos para facilitar o SEO através do impulsionamento dos links.

Análises: Direcionando o Retorno Sobre o Investimento

Como cada empresário sabe, uma campanha eficaz é praticamente inútil quando você não sabe porque ela foi eficaz. Análises detalhadas são uma obrigação para cada estratégia de SEO hoje – você precisa saber de onde vem seus visitantes, o que eles fazem em seu site, e qual é o melhor acompanhamento para convertê-los em clientes efetivos.

Analisar o comportamento do visitante em relação as suas estratégias de SEO é uma ótima maneira de saber o que está dando certo e o que não está. Há muitas ferramentas hoje no mercado disponíveis que são capazes de fazer essa análise em seu site. A mais popular delas e gratuita é o próprio Google Analytics. Se o seu site ainda não tem o Analytics integrado ou se você não tem acesso a essas métricas, peça ao seu desenvolvedor para providenciar.

Há também ferramentas que te permitem analisar o aspecto social da sua página, como o HootSuite, por exemplo, que te fornece análises integradas com a rede muti-painel de gerenciamento de mídias sociais e te permite automatizar todo este processo.

Seguir estas três melhorias práticas de SEO irá ajudar a melhorar a otimização do seu site, trazer mais visitantes e obter mais vendas. E no final das contas é isso o que nos importa, gerar resultados.

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Wagner Monteiro
Wagner Monteiro
Wagner é Consultor Especialista em Vendas Online e Co-fundador da Agência Oceano. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o seu faturamento e rentabilidade utilizando a internet como ferramenta.

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