Links Patrocinados: Como acelerar os resultados da sua empresa

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Quando nos referimos a estratégias de marketing digital, temos uma quantia muito variada de possibilidades: Links Patrocinados, Marketing de Busca, Mídias Sociais, Email Marketing, Marketing de Conteúdo e muitas outras.

Cada uma dessas estratégias tem o seu devido grau de importância e seria ignorância dizer que alguma se destaca. Mas a que quero tratar hoje tem demonstrado um papel muito importante na alavancagem das empresas, independente do seu tamanho: Os Links Patrocinados.

Um breve resumo do que vamos ver neste artigo que tem por objetivo fazer você entender o que são links patrocinados e como fazer uma campanha que gere resultados para sua empresa.

  • O que são Links Patrocinados
  • Quais as principais mídias para links patrocinados
  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Quando Fazer uma Campanha
  • Quanto Custa Criar uma Campanha
  • Como Mensurar uma Campanha

O que são links patrocinados

De uma forma bem resumida, links patrocinados são anúncios feitos em uma determinada mídia em que você paga para que essa plataforma dê uma posição de destaque para você em relação aos demais sites ou empresas.

Esse tipo de anúncio é muito interessante por diversas razões, entre elas, a possibilidade de investir o quanto você quiser, a capacidade de mensuração do retorno em cima desse investimento, a segmentação para um público alvo específico, a relevância deste anúncio e a possibilidade de escalar as campanhas que mais se destacam.

Quais as Principais mídias de Links Patrocinados

Há hoje, no momento em que escrevo este artigo, diversas mídias que fazem este tipo de trabalho. Plataformas como a gigante Google, o Facebook, o Uol, Yahoo, o Twitter, Youtube e muitos outros.
Mas vamos focar e se aprofundar aqui nas duas que mais se destacam atualmente: O Google Adwords e o Facebook Ads.

Google Adwords

Os links patrocinados do Google Adwords são encontrados de várias maneiras. A mais comum delas é no topo e na lateral direita da busca orgânica.

links-patrocinados-google-adwords

 

Mas também é possível encontrar anúncios do Google em dispositivos e banners de parceiros, que, em resumo, cedem uma parte do seu site para o Google fazer um anúncio, em troca de uma porcentagem do valor do clique.

Veja abaixo um exemplo do anúncio do Google em um dos seus parceiros.

links-patrocinados-google-adwords-display

As principais vantagens de anunciar no Google é a possibilidade de alcançar um público que está procurando exatamente o que você procura, através das palavras chaves e da localização.

Apesar de ser uma busca paga, pensando em continuar promovendo resultados relevantes para quem busca, o Google tem uma política muito séria em relação aos seus anúncios, portanto se ele considerar que sua campanha não é relevante para o usuário, você pode acabar nem aparecendo nas buscas.

Isso exige de quem anuncia duas coisas: Pensar como o público que procura pelo seu produto, e oferecer algo que seja totalmente relacionado com o que o público pesquisa. E o resultado disso é favorável tanto ao Google que vai sempre gerar a busca que os usuários procuram e automaticamente se tornando cada vez mais forte, quanto para a empresa que gera mais resultados e fortalece a sua marca/serviço.

No Google Adwords você paga por cada clique que o seu anúncio receber. O valor desse clique varia de acordo com a concorrência do seu mercado e da qualidade do seu anúncio. Quanto mais seu anúncio chamar a atenção e corresponder a expectativa, menor será o valor de cada clique.

Facebook Ads

Engana-se quem pensa que o Facebook é uma rede social apenas para o lazer e para fazer amizades. Atualmente o Facebook Ads é uma poderosa ferramenta de anúncios que atinge milhões de pessoas em todo mundo.

Segundo dados do próprio Facebook, só no Brasil são 83 milhões de usuários, que passam em média 784 minutos por mês online na rede social. Então, sem dúvidas, se você quer encontrar as pessoas interessadas no seu negócio, o Facebook é onde eles estão.

E existem 3 maneiras de se fazer um anúncio na rede social criada por Mark Zuckerberg: no feed de notícias e na barra lateral para quem usa um computador, e no feed de notícias para dispositivos móveis.

Feed de Notícias: É a parte onde ficam as postagens dos amigos e páginas de cada pessoa no Facebook. Os anúncios feitos nessa sessão são interessantes por que além de atingirem um objetivo específico como captura de lead, tráfego ou venda, ainda consegue aumentar as curtidas da sua página de maneira natural.

O CPC de um anúncio no feed de notícias costuma ser um pouco mais caro.

Barra lateral: São os anúncios que obtém as conversões com um valor mais baixo, porém a chance de gerar cliques de curiosos são bem grandes. Mas, ainda assim vale o investimento se comparado com o retorno que ele gera.

Feed de dispositivos móveis: Tem a mesma função do feed de notícias padrão, só que em celulares e tablets. O uso do facebook em dispositivos móveis está em constante crescimento, então é um lugar que vale a pena apostar alguns testes para analisar o retorno sobre o investimento.

Exemplos de anúncios em computadores:

links-patrocinados-facebook-ads

Quando Fazer uma Campanha de Links Patrocinados

Não existe um tempo certo para fazer uma campanha, seja ela no Facebook  Ads, no Adwords ou em qualquer outra forma.

Você pode fazer uma campanha para aumentar suas vendas de determinado produto, para manter um fluxo de vendas constante no site, aumentar as visitas, fazer uma campanha promocional, e por aí vai…

Mas há algumas dicas que devem ser seguidas para que se tenha um anúncio de alta performance. Listei abaixo algumas delas:

  • No Adwords, fazer um grupo de anúncio para cada palavra chave a ser promovida;
  • Ainda na plataforma de anúncios do Google, fazer uma campanha para cada tipo de display (Rede de pesquisas, Rede de Display, Google Shopping). Nunca faça uma campanha para todas as redes juntas.
  • No Facebook Ads, vale a mesma regra, se for fazer uma campanha nos dois feeds e na barra lateral, crie uma campanha para cada dispositivo.
  • Segmente sempre para o público alvo mais específico possível. Lembre-se que não adianta você encher o seu site de visitas desqualificadas, isso só vai gerar custos para sua empresa sem benefício algum.
  • Comece sempre com um orçamento baixo e vá mensurando os resultados a medida que os anúncios vão rodando. Pause os que dão menos resultados e invista mais nos que te dão maior retorno.
  • Trace sempre os objetivos que você quer alcançar antes de criar uma campanha. E ao final faça uma análise desses objetivos.

Quanto Custa uma Campanha de Links Patrocinados?

Uma campanha na maioria dos links patrocinados é cobrada geralmente por clique. E cada clique desse varia de acordo com alguns fatores como o tamanho do público alvo, a concorrência em relação ao anúncio, a qualidade e relevância do seu anúncio para o seu público, dentre outros fatores.

Mas o fato é que, mesmo tendo diversas variáveis, comparado ao retorno que cada campanha gera, é muito barato fazer anúncios quando estes são de qualidade e bem elaborados.

Como mensurar uma Campanha?

Existem diversas métricas que são relevantes para se analisar em uma campanha. Mas a mais importante e a que realmente importa é: Qual o retorno se obteve com o investimento feito. Essa métrica é conhecida como ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento, em português.

Em uma definição simples o ROI define quanto a empresa ganhou (ou perdeu) sobre um determinado investimento. Para se calcular essa métrica sobre uma determinada campanha é muito importante saber exatamente quais as vendas foram geradas através dela. Sabendo esses números, basta diminuir do valor total arrecadado o valor investido.

Exemplo: Se faço uma determinada campanha para vender um fogão a R$ 400,00. Invisto um total de R$ 450,00 e vendo 5 fogões, faturo um valor total bruto de R$ 2.000,00. Suponhamos que os custos desse fogão, com despesas de frete e tudo girem em torno de R$ 250,00.

Então temos: Lucro líquido de R$ 200,00 por fogão e 5 fogões vendidos

5 x R$ 200,00 = R$ 1.000,00

Então temos um retorno de R$ 1.000,00 para um investimento de R$ 450,00.
Ou seja, para cada real investido, tivemos um ROI de 122.2%

R$ 1.000,00 (Retorno) – R$ 450,00 (Investimento) = R$ 550,00 lucro / R$ 450,00 (Investimento) = 122.222%

Esta é a métrica que realmente importa, e que todos que fizerem uma campanha de links patrocinados seja no Google Adwords, seja no Facebook Ads devem saber e utilizar.

Há outras métricas também que devemos saber, mas para mensurarmos a campanha enquanto está em andamento, e analisarmos como anda esta campanha.

São Elas:

  • CPC (Custo por Clique): Para calcular basta dividir o valor investido pelo número de cliques recebidos.
  • CPL (Custo por Lead): Para se calcular basta dividir o valor investido pelo número de leads cadastradas durante a  campanha.
  • CTR (Clique por Visualização): Para se calcular basta dividir o número de impressões (visualizações) pelo número de cliques recebidos. É uma métrica muito importante para se mensurar a atração que a campanha está gerando.

Existe uma série de outras métricas que podem ser utilizadas, mas, utilizando estas você já consegue criar uma campanha de alto nível e trazer um excelente ROI para a sua empresa.

Como eu trabalho com Links Patrocinados

Links patrocinados é uma das estratégias que utilizo para gerar mais vendas para as empresas que contratam a minha consultoria. Se você quer saber um pouco mais sobre essas estratégias clique aqui e veja como eu posso te ajudar.

Wagner Monteiro
Wagner Monteiro
Wagner é Consultor Especialista em Vendas Online e Co-fundador da Agência Oceano. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o seu faturamento e rentabilidade utilizando a internet como ferramenta.

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