Como se tornar uma referência no seu mercado

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Você sabe por que o McDonalds é líder absoluto em seu mercado e dificilmente alguém tomará o seu posto?

Por que as empresas mais conhecidas vendem mais do que os seus concorrentes mesmo quando não tem os melhores produtos?

Por que algumas empresas conseguem ter resultados com suas propagandas enquanto outras apenas gastam dinheiro sem ter retorno algum?

Você já se sentiu injustiçado por saber que o seu serviço ou o seu produto é muito melhor do que o do seu concorrente e mesmo assim ele vende mais que você?

Este conteúdo foi escrito para ajudar empresas e profissionais liberais que sentem que ainda não alcançaram seu patamar desejado e querem aumentar suas vendas, mas estão estagnados e não sabem mais o que fazer.

Neste artigo eu vou te ensinar como se tornar uma referência no seu mercado e ser a primeira opção na mente do seu potencial cliente quando ele precisar contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

Como ser referência no seu mercado e aumentar suas vendas.

A verdade é que hoje no Brasil a metade das empresas, mesmo aquelas que têm um produto de melhor qualidade do que o dos seus concorrentes, não resistem ao primeiro ano e fecham as portas. Outra grande parte dessas empresas, mesmo resistindo a essa assustadora estatística se sentem frustradas porque sabem que têm para crescer e faturar mais, porém nunca conseguem atingir o patamar desejado. E pior, acabam vendo o seu concorrente com aquele produto/serviço “meia boca” faturar mais do que a sua empresa.

Isso acontece porque nós, enquanto consumidores, depois que fazemos uma escolha dificilmente mudamos. Segundo pesquisas 82% das pessoas só mudam de marca ou de empresa se tiver uma má experiência com a atual. Caso contrário ela permanecerá fiel a essa empresa durante toda a sua jornada de compra.

Quando você vai ao supermercado, quantos produtos você coloca no carrinho de compras sem nem mesmo olhar para os seus concorrentes? Você simplesmente olha para a prateleira, vê aquela marca que você está habituado a comprar, coloca no seu carrinho e segue fazendo as suas compras.

O médico da sua família, quantas vezes na sua vida você o troca? E por qual motivo?

O seu dentista? E o seu mecânico?

Percebe que há um padrão que dificilmente é quebrado?

Conquistar a confiança do seu potencial cliente é o que toda empresa precisa, isso aumenta a sua autoridade no mercado e por consequência, suas vendas também.

Como se tornar a primeira opção dos seus clientes

Para ser a opção número um dos seus clientes você precisa fazer o que eu chamo de “efeito Dr Dráuzio Varella”.

Todos os domingos, Dr Dráuzio Varella compartilha seu conhecimento como especialista em um programa de televisão. Com isso ele se tornou um dos médicos mais respeitados e ouvidos pelos brasileiros quando o assunto é saúde. Em outras palavras, Dr Dráuzio Varella se tornou uma autoridade, e hoje, está entre os médicos mais requisitados (e valorizados) em sua área de atuação.

Espera aí Wagner, você está me dizendo que eu preciso ir para a televisão para me tornar referência na minha área e conquistar mais clientes?

Definitivamente não. Você não precisa ser a pessoa mais conhecida no Brasil, muito menos ir para a televisão, você apenas precisa se tornar referência para as pessoas certas, o seu público. E existem vários canais onde você pode fazer isso.

Claro que é necessário investir seu tempo e também recursos para conseguir construir a sua imagem e sua autoridade, porém, com a Internet é muito mais fácil você fazer isso. O próprio Dráuzio Varella quando começou, não iniciou diretamente na TV, e sim pelo rádio.

Como Construir sua Autoridade Online

Para construir sua autoridade online é preciso você utilizar 3 estratégias fundamentais:

  • Posicionamento: As pessoas precisam saber o que você faz. Cuide da sua Imagem.
  • Conteúdo: Mostre para seus potenciais clientes que você entende do que faz, e principalmente, que você sabe como resolver o problema que ele tem.
  • Prova Social: Compartilhe o que outros clientes pensam e falam sobre você e seu trabalho ou seus produtos.

Cuide do seu Posicionamento

Conheço muitos profissionais e muitas empresas que possuem o enorme potencial que falei no começo deste conteúdo porém nunca conseguiram alcançar o patamar que eu, e até eles mesmos imaginavam que alcançariam.

São pessoas e empresas que apesar da excelente qualidade, nunca se posicionaram como tais especialistas. Ao contrário, muitas vezes nem mesmo os seus amigos sabem o que eles de fato fazem e muito menos o quão bom eles são.

A Internet permite com que as pessoas se posicionem de maneira muito mais rápida e assertiva do que qualquer outro canal já nos permitiu fazer. Para isso é necessário ativar 4 estratégias fundamentais:

  • Ter seu blog de negócios
  • Um canal no Youtube
  • Uma página no Facebook
  • Realizar palestras online

Ativar esses 4 canais vai fazer com que você se posicione e ao mesmo tempo vai permitir com que as pessoas ao seu redor saibam o que você e a sua empresa fazem.

Produza conteúdo estratégico

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Somente criar os 4 canais que citei no tópico anterior não é o suficiente. É preciso que você mantenha-os ativos, ou seja, você precisa produzir conteúdo, pois é através da demonstração do seu conhecimento que você vai construir sua autoridade.

Porém, somente o fato de produzir conteúdo não é o suficiente. É preciso construir conteúdo estratégico, que ajude o seu público a resolver um primeiro problema dele e também o desperte o desejo dele dar o próximo passo.

Quando falo em produção de conteúdo muita gente fala:

Mas Wagner, se eu produzir conteúdo ensinando as pessoas o que eu sei, elas irão aprender e fazer por conta própria.

É verdade. Quando eu escrevo um artigo como esse, muitas pessoas vão ler, aprender e aplicar sozinhas. Porém essas pessoas não são o meu público. Se elas não aprendem comigo, elas vão acabar aprendendo em outros blogs e vão aplicar (ou tentar) da mesma maneira.

Mas, ao mesmo tempo outra coisa vai acontecer:

Vão haver pessoas que irão ler o meu conteúdo, ver que eu realmente sou uma autoridade no assunto e me pedir para que eu faça o que eu ensino em suas empresas, porque entendem que tempo vale mais do que dinheiro e que o valor que eles investem no meu conhecimento vai retornar mais rápido para o seu negócio do que ficar perdendo tempo aprendendo e tentando aplicar por conta própria.

E são exatamente com essas pessoas que eu quero trabalhar. Consegue entender que é uma questão de se posicionar para quem realmente interessa pro seu negócio?

Sem contar aquelas pessoas que vão tentar aplicar sozinhas, mas que por algum motivo não vão conseguir fazer, e, acabam voltando e pedindo pra que eu faça para a empresa deles também.

Porém, como falei, somente produzir conteúdo não é o suficiente, é preciso que seu material seja objetivo e que ao final seu público saiba exatamente qual é o próximo passo a ser dado. Portanto, antes mesmo de produzir conteúdo, tenha sempre em mente qual é a ação que você quer que eu o seu cliente tome ao final da sua mensagem.

Existem várias estruturas que você pode utilizar para construir essa sua mensagem. A que mais gosto e utilizo é:

Problema: Qual é o problema/dúvida que o seu público  tem.

Causa: O que causa esse problema?

Solução: Entregue a solução desse problema.

Ação: Convide o seu leitor a dar o próximo passo.

Sempre quando for escrever ou gravar um novo conteúdo tenha essa estrutura em mente.

Seu conteúdo pode ser entregue de diversas maneiras: Ebooks, Artigos, Vídeos e até mesmo através de uma palestra. Mas sempre quando for escrever ou gravar um novo conteúdo tenha essa estrutura em mente.

Prova Social: Reforçando sua Autoridade

A última e não menos importante estratégia para se tornar uma referência no seu mercado é compartilhar opiniões e cases de sucesso (verdadeiros é claro) de quem já é seu cliente.

Uma das principais objeções que faz com que um potencial cliente evite ou adie sua decisão de compra é o medo de fazer um investimento errado e acabar perdendo dinheiro.

Alguma vez você já se deparou com uma super promoção na internet e foi para os comentários da postagem para ver se alguém já comprou aquele produto e ficou feliz com ele? Ou até mesmo para saber se alguém teve algum tipo de problema na compra do produto?

Pois bem, quando alguém que já recebeu o seu produto ou contratou o seu serviço fala sobre você, isso ajuda a diminuir essa barreira do medo. A prova social faz com que o seu público se coloque no lugar daquele cliente e tenha a sensação de:

“se deu certo com ele, vai dar certo comigo também”

E isso trás um encorajamento para tomar aquela decisão e fazer o investimento necessário.

Repare nos comerciais das grandes marcas, elas sempre estão divulgando provas sociais de clientes satisfeitos e isso gera naturalmente uma autoridade maior para a empresa e uma conexão maior com o público alvo daquele produto ou serviço.

Portanto, não deixe de fazer um bom pós vendas na sua empresa, e sempre que possível peça depoimentos e opiniões a respeito do seu produto ou serviço para poder compartilhar e reforçar a sua autoridade.

Resumindo…

Se tornar referência no seu mercado hoje não é mais uma tarefa apenas para grandes empresas e para quem tem muita verba disponível para investir.

Com o avanço da Internet, você pode começar se tornando uma referência dentro do seu network e do seu ciclo de amizades, dentro do seu bairro ou da sua cidade e, a medida que você vai colhendo os frutos e o retorno desse primeiro passo dado, você vai expandindo a área onde você é referência.

Para criar sua autoridade você precisa:

Se posicionar, ou seja, fazer com que as pessoas realmente saibam o que você faz.

Produzir conteúdo e gerar valor, que é como você vai mostrar que realmente entende e pode ajudar quem está precisando do seu produto ou serviço.

E compartilhar cases de sucesso e opiniões dos seus clientes para conectar o seu público e diminuir a objeção do medo.

Ser uma autoridade é o passo mais importante para aumentar as vendas das empresas, principalmente na Internet, e é também a etapa mais ignorada pela grande maioria das empresas. É por esse motivo que nós vemos muitas empresas com qualidade inferior (e muitas vezes até péssima) liderando mercados onde empresas com grande potencial ficam estagnadas ou até padecem.

Agora eu tenho um convite especial para você que sabe que sua empresa tem um potencial para crescer ainda mais e não conseguiu atingir o nível de crescimento e faturamento que deseja.

Eu vou ajudar algumas empresas a dar o primeiro passo para criar a sua autoridade e melhorar sua presença online. Se você quer contar com a minha ajuda nessa primeira etapa, clique aqui e solicite sua análise de presença online.

Nesta análise eu vou fazer uma verdadeira auditoria na sua presença online e te mostrar exatamente o que você precisa fazer para começar a atrair novos clientes utilizando a internet.

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Wagner Monteiro
Wagner Monteiro
Wagner é Consultor Especialista em Vendas Online e Co-fundador da Agência Oceano. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o seu faturamento e rentabilidade utilizando a internet como ferramenta.

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