Como definir a persona ideal para o seu negócio

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Você deseja aumentar as vendas da sua empresa, e já sabe que a internet é um excelente  meio para isso certo? Mas, como fazer para encontrar e atrair o cliente certo para o seu produto ou para o seu serviço? O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital bem sucedida é  saber como definir a persona ideal para o seu negócio.

Mas o que é Persona?

Em uma definição em simples, persona é o seu cliente ideal. É aquela pessoa que você  imagina que irá consumir o seu produto ou que precisa do seu serviço.

Ao definir a sua persona, você consegue se comunicar exatamente com o público que você deseja e que está mais propenso a comprar o que você tem a oferecer.

Isso traz uma série de benefícios para a sua empresa, como a diminuição nos custos de marketing e aquisição de clientes, um aumento no engajamento com seu público, e claro, nas vendas.

Como definir uma persona

Existem duas formas de definir uma persona. A primeira e a melhor delas é se você já tem uma lista de clientes. Para definir uma persona através de sua lista de clientes, faça entrevistas (por email ou telefone) com seus clientes perguntando a respeito do seu negócio e sobre o que os levou a comprar com você.

Veja abaixo alguns exemplos de perguntas que você poderá fazer para eles na sua entrevista:

Dados demográficos:

  • Qual a idade
  • Qual o sexo
  • Onde mora
  • Estado Civil (se necessário para sua estratégia)

Informações da compra:

  • Por que escolheu a nossa empresa?
  • O que precisava ser resolvido quando comprou nosso produto?
  • Qual a vantagem do nosso produto sobre os demais que você pesquisou?
  • Qual foi o processo de compra?
  • Você pesquisou outros concorrentes antes de comprar?
  • Como encontrou nossa empresa?
  • Teve alguma dúvida antes de comprar?
  • O que te ajudou a solucionar essa dúvida?
  • Com que frequência você adquire este tipo de produto?
  • Além do que eu perguntei, algo mais te motivou a decidir pela nossa empresa?

Esse é exatamente o processo que eu uso para encontrar a persona ideal para os meus clientes.

Agora, se você não tem uma lista de clientes, ou se está começando um negócio novo agora, você pode “entrar na mente” do seu potencial cliente através de um mapa de empatia, e definir a sua persona por um processo intuitivo.

Para isso utilize as seguintes perguntas:

  • Qual a idade
  • Qual o sexo
  • Onde mora
  • Estado Civil
  • O que ele tem medo?
  • O que lhe deixa com raiva?
  • Qual transformação sua marca promete?
  • O que ele perde caso não tenha o seu produto ou serviço?
  • O que ele secretamente deseja?
  • Qual o problema será resolvido?

Vale lembrar que essa é uma maneira válida, mas que é aconselhado sempre atualizar essa persona. A medida que você for adquirindo novos clientes, faça a pesquisa com seus clientes para redefinir a persona.

Processo final: Criar sua Persona

Após levantar todos esses dados chegou a hora de criar sua persona, ou seja, fazer com que todas as pessoas da sua equipe a entendam e direcionem a sua comunicação para ela.

Para isso escolha um nome, uma idade padrão, encontre uma foto que mais se aproxima dessa persona, e coloque os dados de maneira mais clara possível.

Vou dar o exemplo aqui abaixo:

Persona para um centro de eventos especializado em casamentos:
personaNome: Juliana Martins
Idade: 25 anos
Mora: em Uvaranas – Ponta Grossa – PR
Estado Civil: Noiva
Background: Juliana é noiva a 3 meses, e agora começou a pesquisar informações para realizar o seu casaemnto.
O que ele tem medo? Que falte buffet, que o buffet seja ruim, que o espaço não aloque todos os convidados,  “que o noivo fuja”.
O que lhe deixa com raiva? Problemas de última hora.
Qual transformação sua marca promete? Uma festa de casamento inesquecível
O que ele perde caso não tenha o seu produto ou serviço? Segurança, comodidade, elegância.
O que ele secretamente deseja? Fazer inveja para as outras mulheres, se sentir poderosa, ser o centro das atenções, ser a mais linda de todas.
Qual o problema será resolvido? Realizar um evento inesquecível para um momento inesquecível.

Tá vendo como é fácil definir uma persona?

Lembrando que o seu negócio pode ter mais de uma persona de acordo com os seus produtos ou serviços.

Agora é com você, utilize as informações contidas aqui e defina agora mesmo a persona ideal para o seu negócio.

Definir o público é apenas o primeiro passo para criar uma campanha de sucesso na Internet. Eu escrevi um ebook mostrando quais são as 7 etapas que você precisa saber e fazer para vender todos os dias usando a internet. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link.

Wagner Monteiro
Wagner Monteiro
Wagner é Consultor Especialista em Vendas Online e Co-fundador da Agência Oceano. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o seu faturamento e rentabilidade utilizando a internet como ferramenta.

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