Como fazer uma campanha lucrativa no Facebook

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Muitas vezes quando falo com meus clientes e com pessoas interessadas no meu serviço sobre fazer campanhas no Facebook, vejo alguns deles fazer cara feia ou alegar que já tentou investir nas redes sociais, mas que isso não gera um bom retorno.

E com o passar do tempo eu acabei percebendo que 95% das empresas ainda não entendeu o verdadeiro potencial que o Facebook e a internet tem para os negócios, nem a maneira certa de fazer uma campanha que dê bons resultados.

Pelo contrário, a maioria das empresas tem gastado centenas, ou milhares de reais todo mês nas mídias online, e o único retorno que eles estão obtendo são “Curtidas” ou “seguidores” em suas páginas que não geram lucro nenhum.

Por que?

As empresas ainda não entenderam como a Internet funciona para os negócios ou não tem um método que garanta resultados tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Se a sua empresa está com esse problema, hoje você vai aprender como fazer uma campanha de sucesso no Facebook, e ao terminar de ler este artigo, você estará pronto para executar cada etapa em sua empresa e começar a vender todos os dias.

As empresas e agências ainda não entenderam a Internet.

Antes de criar uma campanha, é preciso entender quais os erros que as empresas tem cometido e aprender com eles.

A verdade é que a grande maioria das empresas e das agências de publicidade ainda não entenderam como a internet, ou melhor, como as pessoas que estão navegando pelo Facebook se comportam.

Segundo pesquisas, as pessoas ficam no Facebook por diversas horas por dia por duas razões:

  • Estar em contato com os amigos.
  • Se manter atualizado. Ou seja, consumir conteúdo.

Na internet, as coisas funcionam exatamente ao contrário do que na publicidade tradicional.

No nosso cotidiano (fora da internet), dificilmente você consegue desviar de um panfleto, de um olhar para um outdoor, ou de uma propaganda na rádio ou TV por exemplo.

Na internet é exatamente ao contrário, são as pessoas que estão no controle da situação, e só fazem o que realmente querem.

E o que as empresas ou agências fazem?

A maioria esmagadora das empresas usam o Facebook para bombardear os usuários de ofertas de produtos ou serviços que acabam somente gerando antipatia do seu público, e, algumas curtidas sem retorno ($$) nenhum.

Portanto, se você está investindo, ou pretende começar a investir no Facebook, antes de mais nada, você precisa entender que é preciso gerar um relacionamento com o seu público, fazer com que ele se sinta interessado pela solução que você tem a oferecer para ela, e só depois, encaminhá-la para uma ação de compra.

É como entrar em um novo relacionamento, você não vai pedir a pessoa que você está interessada diretamente em casamento, primeiro você vai convidar ela pra sair (chamar a atenção), depois vai namorar (estreitar o relacionamento), e só depois virá o convite pro casamento (venda).

Como fazer uma campanha Lucrativa no Facebook?

O primeiro passo para criar uma campanha lucrativa no Facebook é entender quais os tipos de público você irá alcançar.

Existem basicamente 3 tipos de públicos, eu os chamo de: Público Frio, Morno e Quente.

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Público Frio

O público frio é aquele público que nunca ouviu falar de você, da sua empresa, ou do seu produto. São as pessoas que ainda não te conhecem.

É o público que você mais vai encontrar no Facebook, e, o que irá te gerar menos lucro a curto prazo, porém são fundamentais para que sua empresa cresça e gere um faturamento maior a médio e longo prazo.

Esse é o público que você precisa convidar para sair, chamar para tomar um café ou jantar, ou seja, você precisa primeiro chamar a atenção dele.

E como se chama atenção?

Lembra que falamos agora a pouco sobre as duas razões pelas quais as pessoas estão no Facebook?

Uma delas é consumir conteúdo, se manter informado. É essa a “brecha” que precisamos atacar para chamar a atenção do nosso público.

Obviamente, antes de criar uma campanha no Facebook você já fez a lição de casa e definiu o seu público, e quais as necessidades e problemas que ele precisa resolver, e os sonhos que ele tem.

É através dessas informações que você vai montar sua linha editorial, e produzir conteúdos que venham de encontro com o que o seu público precisa, e logicamente, que estejam ligados ao que você quer vender. Esses conteúdos podem ser em vídeo ou artigos no seu blog.

Após produzir esse conteúdo você vai criar uma campanha para atrair essas pessoas que ainda não te conhecem e marcá-las com um pixel do Facebook.

A partir do momento que a pessoa entra no seu blog e visita seu conteúdo, ela fica marcada na sua audiência do Facebook e também passa a ter a primeira experiência com você, e já não é mais um público frio, e sim “Morno”.

Exemplo:

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Público Morno

Público morno são aquelas pessoas que já tiveram um primeiro contato com sua empresa. É o público que já curtiu sua página, ou está na sua lista de emails, ou que já viram algum vídeo ou artigo seu na campanha anterior. São pessoas que já sabem quem você é, e já começaram a construir um relacionamento com a sua empresa mas ainda não se tornaram clientes do seu produto principal.

Para essas pessoas você vai criar uma campanha chamando-as para uma ação.

Pode ser para realizar um cadastro para baixar seu ebook, ou para comprar um produto de baixo valor e ter uma primeira experiência, para uma versão teste do seu software, ou até mesmo você pode convidar para uma aula ao vivo ou um mini treinamento onde você irá entregar um conteúdo mais profundo e direcioná-la para uma ação de vendas.

Se você vende produtos físicos, você pode anunciar para uma página de cadastros que dá descontos ou benefícios exclusivos aos cadastrados, que eu chamo de clube de compras VIP.

Em minhas campanhas, costumo iniciar fazendo uma oferta para baixar um ebook e depois entrar em uma campanha de aquisição. Vamos falar sobre os tipos de campanha em um artigo futuro.

anuncio-ebook2

Ao clicar no anúncio o público é redirecionado para uma página de captura:

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Público Quente

Pessoas que já te conhecem, já compraram da sua empresa, ou já consumiram muitos dos seus conteúdos, são o que eu chamo de público quente. Para essas pessoas você irá fazer uma campanha para vender seu produto principal.

Essas pessoas já estão preparadas para receber seus anúncios ofertando algo e que irá gerar um retorno maior.

Vale lembrar que essas pessoas já estão também na sua base de emails, então é bom conciliar esses anúncios com as campanhas de vendas que você faz por email para reforçar o seu recado.

Ex: Resultado dessa mesma campanha para nosso cliente, mais de 950 solicitações de orçamento.

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Foco no longo prazo

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Na imagem a cima você pode ver o exato organograma que utilizo para planejar as minhas campanhas.

Percebe que há um caminho lógico que o cliente percorre?

01 – A pessoa te conhece
02 – A pessoa passa a se interessar mais pelo produto/serviço
03 – A pessoa começa a confiar na sua empresa
04 – A pessoa começa a desejar o produto
05 – A pessoa toma a decisão de compra
06 – A pessoa finaliza a transação

Novamente, uma campanha de Facebook de sucesso é aquela que você constrói um relacionamento com o seu público e que faz você estar no lugar certo na hora certa para o seu público, e não somente ficar gastando milhares de reais todos os meses tentando forçar as pessoas a comprarem seu produto.

Cada cliente tem um tempo certo para comprar, tem pessoas que ao ver seu anúncio ainda não estarão prontos para realizar a compra naquele momento, estão num processo de amadurecimento da ideia de comprar. Enquanto tem pessoas que irão ver seu anúncio, e inserir os números do cartão de crédito na página de pagamento imediatamente para realizar a compra.

É fundamental que você entenda esse timing de cada cliente para que sua empresa não fique gastando com anúncios que não geram resultados e consiga gerar um faturamento recorrente e principalmente, que aumenta com o passar do tempo.

Seu Próximo Passo

Agora você já está pronto para começar a criar suas primeiras campanhas no Facebook. Seguindo este modelo, você conseguirá resultados tanto num curto espaço de tempo, como no longo prazo que é o mais importante e fará da sua empresa mais forte e lucrativa.

Como você percebeu no decorrer deste artigo, a campanha no Facebook é uma das etapas dentro do que eu chamo de sistema de vendas online.

Esse sistema é a melhor maneira de atrair novos clientes, aumentar o seu faturamento e gerar vendas recorrentes para a sua empresa sem aumentar o investimento em publicidade, porque se concentra em atrair, captar e conquistar seu público, e assim, poder trabalhar o seu “plano de convencimento” no cliente enquanto ele está dentro da sua base de dados.

Quer saber mais sobre esse sistema?

Eu escrevi um ebook ensinando como planejar uma campanha de vendas online e construir esse sistema, você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui. Além de baixar o ebook eu liberei também um mini treinamento explicando cada etapa da construção de um Sistema de Vendas Online, confira!

Wagner Monteiro
Wagner Monteiro
Wagner é Consultor Especialista em Vendas Online e Co-fundador da Agência Oceano. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o seu faturamento e rentabilidade utilizando a internet como ferramenta.

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